Reavivamento espiritual
- Pastor Italo Bueno Rossi

- 31 de out.
- 2 min de leitura
Em tempos onde o amor tem se esfriado e o pecado se multiplicado, cumprindo-se a profecia de Jesus (Mt.24.12), é mais do que urgente clamarmos por reavivamento espiritual. O livro de Neemias trata de reconstrução. É obvio que a grande ênfase do livro se dá justamente na reparação dos muros de Jerusalém, quando invadida pelos babilônios foram queimados e praticamente destruídos. Embora a reconstrução fosse algo físico, ilustra também uma verdade espiritual. Neemias foi capaz de mobilizar todo o povo, mesmo com ferrenhos opositores, e concluir em 52 dias a obra pela qual fora designada. Após o termino da reconstrução dos muros, era o momento de reconstruir também as fortalezas espirituais de sua nação, evidenciando algumas marcas de um reavivamento espiritual, descritas no capitulo 8.
UNIDADE DE PROPÓSITO – Logo no verso 1, o texto relata que todo o povo se reuniu com um só propósito em umas das praças de Jerusalém. É possível que estejamos unidos em nossas famílias e comunidades de fé sem que haja no entanto concordância, alinhamento de propósito. Esse ambiente quando estabelecido é propício para a manifestação da graça de Deus.
FOME PELA PALAVRA – Todo reavivamento espiritual precisa ser marcado pela centralidade das escrituras. A bíblia diz que o povo pediu para que Esdras trouxesse o livro da lei. A fome era tanta que o culto matutino se estendeu até o meio dia, e detalhe, todos estavam de pé, em reverência a Palavra de Deus. A exposição feita pelos levitas com clareza, os instruíam acerca do significado de cada passagem. O resultado foi um grande quebrantamento, pois o povo chorava enquanto ouvia as palavras da lei. Esdras bendizia ao Senhor, enquanto uns levantavam suas mãos e outros prostravam-se ao chão em adoração.
DESPERTAR DA LIDERANÇA MASCULINA – O ajuntamento na praça em frente a porta das águas em Jerusalém, onde o povo num só proposito pediram a lei do Senhor e o adoraram com reverência, liberdade e santo temor, aconteceu no dia 8 de outubro, segundo as escrituras. Um grande culto que poderia manter aqueles que amam o sentimentalismo gospel, de ressaca espiritual por alguns dias. Mas o texto nos deixa claro, que no dia seguintes os CHEFES de família se reuniram com os sacerdotes e levitas para examinar a lei do Senhor. Uau, como precisamos de um avivamento deste porte, em que os homens desejem ardentemente conhecer a Deus e torna-lo conhecido, a partir dos seus lares.
Oro para que nestes dias sejamos nós tocados novamente pelo Espirito Santo a fim de que possamos viver um reavivamento espiritual, como clamou Habacuque em seu livro, dizendo: “Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos”




Comentários